segunda-feira, 22 de março de 2010

Merdas de Paz – “Os bebés vêm de Paris numa cegonha. Já os provérbios vêm da Margem Sul num pombo!”

Bem-vindos à 1ª Merda de Paz da Primavera! Ou seja, esta é uma Merda de Primavera.
Tenho hoje preparada para vocês mais uma bela crónica subjacente ao tópico “Expressões e Provérbios”. Ando há umas semanas a reparar que alguns deles são bastante engraçados se os alteráramos um bocado. Ao passo que outros são puramente estúpidos. Durante os próximos 3 minutos vamos-nos debruçar sobre um varandim de cimento e betão…estava a brincar, é sobre este assunto dos provérbios!
O sub-título desta crónica dá pelo nome de “Pedra mole em pássaro no ar bate tanto que até se olha o dente”, até porque engloba os três provérbios sobre os quais nos vamos centrar.
Vamos lá examinar isto. Não sei quem inventou isto dos provérbios, mas é capaz de ter sido um saloio qualquer. Porquê? Porque me apetece que tenha sido um saloio qualquer a inventar. O que se segue é puramente estúpido e só é possível graças à minha estupidez de interpretação literal de provérbios.
Vamos então aos provérbios.
O 1º é “Mais vale um pássaro na mão que dois a voar.” Até compreendo o significado e o que este provérbio representa, mas não posso deixar de pensar…porquê pássaros? E temos que compreender que depende do tipo de pássaro: é diferente estar a agarrar um periquito, um pombo ou a águia Vitória, que é capaz de nos morder. Ter um pássaro na mão só pode significar duas coisas: ou gostamos de ver animais a sofrer ou estamos a comer um nugget, ou um McChicken! Além disso, não vale mais ter dois pássaros na mão? Ou já agora um aviário inteiro! Ainda bem que o jantar hoje é frango…
O 2º provérbio é “Água mole em pedra dura bate tanto até que fura”. Mais uma vez, compreendo o significado deste provérbio, mas não posso deixar de não o compreender.
A água só vai molhar a pedra, não a fura… Além disso, isto é um desperdício de água!
Este provérbio era muito mais giro se fosse “Pedra mole em água dura fura tanto até que bate”! Isto faz todo o sentido, até porque o resultado de uma pedra na cabeça de alguém é a pessoa começar a bater mal!
O 3º e último provérbio é “A cavalo dado não se olha o dente”. Pois, se tivermos mau hálito o cavalo é capaz de desmaiar. E o dente pode ter cáries e tal… Enfim, até pode ser uma égua!
Se não perceberam nada do que leram no último minuto estejam descansados, porque eu também não!

Sem comentários:

Enviar um comentário